A Matriz BCG ou Matriz de Crescimento/
Participação, como também é conhecida, é um método criado pelo Boston
Consulting Group (BCG) na década de 70 que demonstra o
posicionamento de determinado cliente
ou produto em relação ao mercado em que está inserido e de suas perspectivas
futuras de crescimento nesse mercado.
Baseado na teoria de ciclo de
vida dos produtos, o método consiste basicamente no cruzamento do índice de
market share
relativo (participação de mercado) e do índice de crescimento esperado com o
objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de
cada produto na formação do portfólio da empresa. Entretanto, apesar de a
Matriz BCG ser bastante utilizada para o auxílio no planejamento do portfólio
de produtos ou clientes (no caso de prestadora de serviços), ela pode ainda ser aplicada em diversas outras
análises, visto que possibilita uma visão clara do fluxo de recursos da empresa
demonstrando os pontos geradores e os pontos consumidores destes recursos.
A esquematização da Matriz BCG é
bastante simples e consiste na divisão dos produtos em quatro quadrantes
(semelhante ao aplicado na análise SWOT) que representam as combinações
possíveis do índice de market share e de crescimento esperado,
sendo cada quadrante nomeado de forma simbólica (e por que não dizer ‘cômica’)
como: estrela, vaca leiteira, interrogação e cachorro ou abacaxi, como preferem alguns autores.
Os produtos classificados como
vaca leiteira são os que possuem um alto market share em um mercado já
estabilizado, sem grandes perspectivas de crescimento. Assim, eles tendem a
necessitar de pouco investimentos e a gerar um retorno de caixa bastante alto
devido ao fato de possuírem uma grande participação em um mercado já
desenvolvido, sendo, portanto, considerados como uma fonte de recursos para a
empresa. Em posição oposta as vacas leiteiras no quadrante, estão os pontos de
interrogação.
Os pontos de interrogação são os
produtos que apresentam baixo market share em um mercado em plena
expansão, gerando grande necessidade de investimentos para aumentar a sua
participação no mercado, porém, apresentando um retorno muito baixo para
empresa. Já os itens classificados como estrela são os que possuem alto índice
de market share em um mercado em plena expansão, necessitando de altos
investimentos para manter e melhorar a sua participação, mas ao mesmo tempo
gerando o mesmo nível de retorno para a empresa. Por fim, temos os cachorros
que são os produtos que apresentam baixa participação de mercado em um mercado
que não apresenta nenhuma perspectiva de crescimento futuro, mas que, apesar da
má situação, necessitam de pouco investimento para manter sua posição não
afetando de forma alguma o fluxo de recursos da organização, pois geram a
quantidade de caixa necessária para se manter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário