sexta-feira, novembro 23, 2012

Facebook! Até que ponto ele vem influenciando em nossas vidas?



Desde que destronou o ORKUT no Brasil, em dezembro de 2011, o Facebook vem se mostrando pródigo em produzir números impressionantes. Hoje, são mais de 60 milhões de cadastrados na rede social no país, o que faz do Brasil o segundo mercado mundial da rede social – a liderança permanece com os Estados Unidos, com 168 milhões. Uma pesquisa feita em parceria entre o Facebook e a empresa de medição com Score obtida com exclusividade pelo site de VEJA mostra que um quarto do tempo que os brasileiros gastavam na internet em agosto era dedicado à rede social.
São oito horas mensais dedicadas à rede social por pessoa. O número é bem superior ao registrado pelos concorrentes Google (3 horas e 45 minutos) e Twitter (26 minutos). Quase 60% dos usuários que visitam o Facebook têm entre 13 e 34 anos e 35%, entre 35 e 54 anos. 




Fonte: Revista Veja 

domingo, novembro 18, 2012

As 10 marcas mais simples do mundo em 2012

Ranking global da Siegel+Gale mostra quais são as marcas de empresas que mais valorizam a simplicidade.


      

       Um ranking feito pela empresa de branding Siegel+Gale mostrou quais são as marcas que são consideradas mais simples do mundo, neste ano. A rede de fast-food Subway ficou em primeiro lugar na lista e, para chegar ao resultado, foram ouvidos mais de seis mil consumidores em sete países de três continentes.
       No levantamento, foram avaliados o estado, a significância e o impacto que a simplicidade tem para gerar mais frutos. A partir desses dados, percebeu-se, entre outras coisas, que o valor financeiro das marcas está diretamente ligado a esse atributo e que a habilidade de inovar também desempenha um papel decisivo nesse jogo.
      Além disso, eles viram que há uma probabilidade maior de recomendação da marca quando ela proporciona uma experiência mais simples. Confira a seguir as 10 marcas que ocupam o topo da lista de empresas:




Fonto: Exame ABRIL

segunda-feira, novembro 12, 2012

No Japão, Pepsi lança refrigerante que absorve gordura

O efeito é obtido por meio da adição de fibras solúveis à bebida, que absorvem a gordura consumida nos alimentos

 

        A Pepsi inova no Japão e amplia seu portfólio de bebidas com o foco no Natal. Entre as novidades estão o refrigerante que tem como proposta evitar o ganho de peso. O efeito é obtido por meio da adição de fibras solúveis à bebida, que absorvem a gordura consumida nos alimentos.         

         Outro lançamento é o sabor tangerina da “Pepsi White”, que combina iogurte e refrigerante. O produto chega ao mercado japonês a partir de 11 de dezembro em versão comemorativa de Natal, com garrafas que trazem imagens alusivas ao tema nos rótulos coloridos.

 

Fonte: Exame ABRIL

 

quinta-feira, novembro 08, 2012

Governo admite falhas no ensino médio e estuda mudanças para o setor

Comissão especial de reformulação do ensino médio foi criada com o objetivo de compor projeto
de lei referente ao modelo atual do ensino médio. Primeira audiência pública já foi realizada.


O Secretário de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), César Callegari, admitiu que o ensino médio do País passa por dificuldades que vão desde a formação dos professores até a qualidade do material didático. O anuncio foi feito durante audiência pública realizada na última terça-feira (7). Para o secretário, embora essa etapa do ensino tenha apresentado grandes avanços nos últimos anos – especialmente na questão da ampliação dos índices de acesso –, ainda é necessário melhorar a qualidade. As informações são da Agência Câmara de Notícias.



Callegari afirmou que muitos professores do ensino médio não possuem habilitação específica para a matéria que lecionam, além do déficit de docentes em certas disciplinas. No entanto, o secretário assegurou que o MEC vem adotando medidas de estímulo à formação desses profissionais.

Outra promessa foi quanto à melhora do material didático oferecido aos alunos. De acordo com Callegari isso deve acontecer já a partir de 2013, uma vez que o MEC passará a exigir que os conteúdos teóricos e os exercícios de cada disciplina sejam articulados entre si.

Todas essas mudanças caminham para o modelo proposto pelo Conselho Nacional de Educação, já anunciado pelo MEC, de reunir as atuais 13 disciplinas do ensino médio em apenas quatro grandes áreas. Isso não deve diminuir a carga de estudo dos estudantes ou mesmo a quantidade de disciplinas, de acordo com o secretário.

Além disso, a audiência também teve como objetivo discutir a intenção do MEC de substituir a Prova Brasil pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A justificativa é que o exame atual é feito de forma amostral. Em 2011, por exemplo, foram apenas 70 mil inscritos, enquanto 1,5 milhão de estudantes realizaram as provas do Enem.



quarta-feira, novembro 07, 2012

Adms em Foco TV - Jovens Administradores

Nesta edição do Adms em Foco TV, teremos um bate papo com dois jovens administradores, falando sobre a experiência de organizar um evento. Confira!

terça-feira, novembro 06, 2012

Rede social é o principal canal para reclamar de telefonia

               Os consumidores brasileiros descobriram nas redes sociais um aliado contra os serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. Nos últimos seis meses, quase um milhão de internautas usaram a internet para se manifestarem – de forma negativa, neutra ou positiva - sobre a Claro, Nextel, Oi, TIM ou Vivo. A conclusão é parte da pesquisa “Imagem das operadoras de telefonia celular nas redes sociais”, em parceria da WebSIA com o Data Popular, através da plataforma Tracx - Big Data de Social Intelligence / Market.


                Entre os aplicativos, o Twitter é o mais usado, com índice de 61,07%. Em seguida estão a fan page das operadoras, com 25,57%; blog, com 8,92%; Facebook, com 2,31%; notícias, com 1,13%; Youtube, com 0,47%; e Tumblr, com 0,38%.
A TIM é a operadora mais comentada nas redes sociais. Cinco em cada dez conversas tratavam de temas relacionados a marca, que obteve um índice de 56%. Em segundo lugar está a Vivo, com 16%; Oi e Claro aparecem empatadas, com 11%; e a Nextel tem 6%. No quesito reclamação, a TIM também é campeã, com 75% de críticas a respeito de seus serviços e apenas 25% de pontos positivos.
A segunda operadora com mais críticas é a Oi, com 68% das reclamações contra 32% de satisfação. Em seguida aparecem empatadas no índice de reclamação a Vivo e a Claro, com 52%, e 48% de insatisfação. A Nextel é a única em que o nível de pontos positivos superam as críticas: 57% contra 43%.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Petrobras sofre revés na Justiça e pode perder R$ 4,7 bi



29ª Vara Federal da Justiça do Rio julgou improcedente nesta segunda-feira recurso da estatal para anular débito cobrado pela Receita Federal.


 Petrobras anunciou nesta segunda-feira que a 29ª Vara Federal da Justiça do Rio de Janeiro proferiu decisão contra a empresa que pode implicar a perda de 4,78 bilhões de reais.
Segundo nota divulgada nesta manhã, a instância judicial julgou improcedente recurso da estatal para anular débito cobrado pela Receita Federal relativo ao Imposto de Renda (IR) de remessas de pagamento de afretamento de plataformas de empresas situadas em “países com tributação favorecida”. A empresa disse que os valores não estão provisionados, mas que avalia medidas para tentar impugnar a decisão. 
“A companhia (...) informa que recorrerá no momento oportuno, acreditando estar amparada na legislação tributária que lhe assegurava a desoneração do Imposto de Renda à época dos fatos”, disse em comunicado ao mercado. Na demonstração contábil da companhia o caso tem sido classificado como perda "possível".

Samsung chega a marca de 30 milhões Galaxy SIII vendidos no ano

Celular possui tela 20% maior do que seu modelo precedente, o Galaxy S-II, pesa 133 gramas, possui alta resolução e duas camêras.

O modelo de smartphone da Samsung Galaxy S III bateu o recorde de 30 milhões de unidades vendidas no mundo todo desde que foi lançado, no dia 29 de maio, informou a sul-coreana Samsung em um comunicado.
"O Samsung Galaxy S III continua sendo o grande favorito, com clientes de todo o mundo. Alcançar este marco de vendas em apenas cinco meses marca outro recorde para a Samsung", detalhou o presidente e diretor das direções de IT e Mobile da companhia, JK Shin.
Os números do novo modelo de smartphone superam amplamente seu anterior, o Galaxy S II, lançado em 2011. O aparelho vendeu cerca de 10 milhões de unidades no mesmo período de tempo.
O novo dispositivo da Samsung, cuja tela é 20% maior do seu modelo precedente, pesa 133 gramas, possui alta resolução e duas câmeras: uma traseira de oito megapíxeis e outra frontal de 1,9 megapíxeis.
A empresa, com cerca de 206.000 empregados em 197 escritórios espalhados por 72 países, atingiu entre julho e setembro deste ano um lucro líquido de quase 4,7 bilhões de euros, recorde histórico da companhia e 91% mais que o mesmo período de 2011.

domingo, novembro 04, 2012

Movimento Gota D'Água

Questão de Sustentabilidade



O Movimento Gota D' Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. Apoiamos soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D'Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas e você.

sexta-feira, novembro 02, 2012

Conhecendo a Matriz BCG



A Matriz BCG ou Matriz de Crescimento/ Participação, como também é conhecida, é um método criado pelo Boston Consulting Group (BCG) na década de 70 que demonstra o posicionamento de determinado cliente ou produto em relação ao mercado em que está inserido e de suas perspectivas futuras de crescimento nesse mercado.




Baseado na teoria de ciclo de vida dos produtos, o método consiste basicamente no cruzamento do índice de market share  relativo (participação de mercado) e do índice de crescimento esperado com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa. Entretanto, apesar de a Matriz BCG ser bastante utilizada para o auxílio no planejamento do portfólio de produtos ou clientes (no caso de prestadora de serviços), ela pode ainda ser aplicada em diversas outras análises, visto que possibilita uma visão clara do fluxo de recursos da empresa demonstrando os pontos geradores e os pontos consumidores destes recursos.
A esquematização da Matriz BCG é bastante simples e consiste na divisão dos produtos em quatro quadrantes (semelhante ao aplicado na análise SWOT) que representam as combinações possíveis do índice de market share  e de crescimento esperado, sendo cada quadrante nomeado de forma simbólica (e por que não dizer ‘cômica’) como: estrela, vaca leiteira, interrogação e cachorro ou abacaxi, como preferem alguns autores.
Os produtos classificados como vaca leiteira são os que possuem um alto market share em um mercado já estabilizado, sem grandes perspectivas de crescimento. Assim, eles tendem a necessitar de pouco investimentos e a gerar um retorno de caixa bastante alto devido ao fato de possuírem uma grande participação em um mercado já desenvolvido, sendo, portanto, considerados como uma fonte de recursos para a empresa. Em posição oposta as vacas leiteiras no quadrante, estão os pontos de interrogação.
Os pontos de interrogação são os produtos que apresentam baixo market share em um mercado em plena expansão, gerando grande necessidade de investimentos para aumentar a sua participação no mercado, porém, apresentando um retorno muito baixo para empresa. Já os itens classificados como estrela são os que possuem alto índice de market share em um mercado em plena expansão, necessitando de altos investimentos para manter e melhorar a sua participação, mas ao mesmo tempo gerando o mesmo nível de retorno para a empresa. Por fim, temos os cachorros que são os produtos que apresentam baixa participação de mercado em um mercado que não apresenta nenhuma perspectiva de crescimento futuro, mas que, apesar da má situação, necessitam de pouco investimento para manter sua posição não afetando de forma alguma o fluxo de recursos da organização, pois geram a quantidade de caixa necessária para se manter.