A Eastman
Kodak planeja parar de fabricar câmeras digitais, filmadoras de bolso e
porta-retratos digitais no primeiro semestre de 2012 para cortar custos. A
companhia anunciou hoje, dia 9, a suspensão do seu braço de negócio voltado
para este mercado e tentará expandir o programa de licenciamento de marcas,
segundo a Reuters. Com a decisão, a Kodak terá um encargo de aproximadamente
US$ 30 milhões e espera gerar uma economia operacional superior a US$ 100
milhões por ano.
Apesar da saída do mercado de câmeras, a empresa continuará a
investir no setor de impressão
de fotos e honrar todas as garantias de produtos relacionados, além de fornecer
suporte técnico e serviços para toda a linha descontinuada. Segundo a empresa,
a estratégia focará em melhorar as margens do seu negócio com redução do
portfólio, presença geográfica e lojas de varejo, que já somam mais de 100 mil
unidades em todo o mundo.
Outra aposta da empresa é o pedido de impressão de
fotos pela internet, a Kodak Gallery, e seu aplicativo de revelação pelo
Facebook, além da venda de impressoras
a jato de tinta. A ação faz parte do processo de reestruturação da empresa, que
declarou moratória no dia 19 de janeiro atingida por uma dívida que chega aos
US$ 6,8 bilhões, enquanto seus ativos somam US$ 5,1 bilhões.
Fonte:
Letícia Alasse, do Mundo do Marketing
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