quinta-feira, agosto 09, 2012

McDonald's: empresa pode ter desembolso de R$ 30 milhões


McDonald's




A multa é a mais alta da lista, mas o McDonald's nega qualquer irregularidade. De um lado, o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco pede que a Arcos Dourados, controladora da rede na América Latina, pague 30 milhões de reais por danos morais coletivos. A ação foi movida nesta segunda, depois de equipes de fiscalização do trabalho identificarem que os empregados da rede trabalhavam em jornada móvel, na qual os colaboradores ficam à disposição da loja por determinado período de tempo, recebendo apenas pelas horas efetivamente trabalhadas.
Para o MPT, isso fazia com que muitos extrapolassem a jornada legal. Alguns, mesmo assim, não conseguiriam ganhar um salário mínimo por mês, hoje fixado em 622 reais. Ainda segundo o Ministério Público, a Arcos Dourados, que possui 12 das 14 lojas do McDonald's em Pernambuco, também não permitia que os empregados comessem outros alimentos que não os seus lanches.
A Arcos Dorados, por sua vez, alega que realiza o pagamento de todas as horas em que o funcionário fica à sua disposição no restaurante. "A empresa foi uma das primeiras a adotar o ponto eletrônico biométrico no país, que registra todo o período trabalhado. Além disso, paga o piso salarial determinado por todos os sindicatos que representam a categoria em cada cidade onde atua, que é sempre igual ou maior que o salário mínimo para o caso de quem cumpre a jornada integral de 44 horas semanais", informou em nota. A empresa está entre as duas companhias da lista que ainda não tiveram a ação julgada em primeira instância.



//fonte: exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário