Os consumidores brasileiros descobriram nas redes sociais
um aliado contra os serviços prestados pelas operadoras de telefonia
móvel. Nos últimos seis meses, quase um milhão de internautas usaram a
internet para se manifestarem – de forma negativa, neutra ou positiva -
sobre a Claro, Nextel, Oi, TIM ou Vivo. A conclusão é parte da pesquisa
“Imagem das operadoras de telefonia celular nas redes sociais”, em
parceria da WebSIA com o Data Popular, através da plataforma Tracx - Big
Data de Social Intelligence / Market.
Entre os aplicativos, o Twitter é o mais usado, com índice de 61,07%.
Em seguida estão a fan page das operadoras, com 25,57%; blog, com 8,92%;
Facebook, com 2,31%; notícias, com 1,13%; Youtube, com 0,47%; e Tumblr,
com 0,38%.
A TIM é a operadora mais comentada nas redes sociais. Cinco em cada dez
conversas tratavam de temas relacionados a marca, que obteve um índice
de 56%. Em segundo lugar está a Vivo, com 16%; Oi e Claro aparecem
empatadas, com 11%; e a Nextel tem 6%. No quesito reclamação, a TIM
também é campeã, com 75% de críticas a respeito de seus serviços e
apenas 25% de pontos positivos.
A segunda operadora com mais críticas é a Oi, com 68% das reclamações
contra 32% de satisfação. Em seguida aparecem empatadas no índice de
reclamação a Vivo e a Claro, com 52%, e 48% de insatisfação. A Nextel é a
única em que o nível de pontos positivos superam as críticas: 57%
contra 43%.
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