terça-feira, fevereiro 28, 2012

Link para baixar o Livro Azul.

Publicação
LIVRO AZUL - 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação  para o Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

Link: http://www.4shared.com/office/wZ04wQqD/Livro_Azul_-_IV_Conferncia_Nac.html


Você sabe, o que é? e quais os direitos de uma Diarista?


Diarista: é uma profissional liberal, ou seja, uma trabalhadora autônoma, não tem vínculo empregatício, não tem a Carteira de Trabalho assinada e nem direitos trabalhistas. Até hoje não existe uma Lei que define o que é uma Diarista.

É ela quem negocia com o contratante o valor da diária, definindo inclusive o valor da condução, se vai ter alimentação ou não (o contratante não é obrigado a dar a alimentação para a Diarista, é uma questão de combinação).

Em contra partida não tem nenhum direito trabalhista (Férias, 13º. Salário, Vale Transporte, etc.), se não trabalhar não recebe.

Por isso, é que é importante que ela seja contribuinte do INSS, para ter a garantia de salário em casos de Afastamento por Doença, Salário Maternidade, entre outros benefícios.

Quais os direitos da diarista?

1 – Receber a diária no dia do serviço, de acordo com o valor acordado com o contratante, por isso é diarista. 
  • Obs.: É muito importante para o empregador quanto para a diarista que, quando efetuado o pagamento do serviço prestado a emisão do recibo com duas vias, uma do empregador outra para o empregado, caso haja acordo entre os dois para o pagamento ser mensal, é de suma importancia que os recibos sejam feitos separadamente com os dias trabalhados, para uma futura comprovação de que, o serviço foi prestado por uma diarista. pois o pagamento mensal total de valores trabalhado caracteriza que o trabalho foi feito por uma empregada domestica, dai o empregador passa a ter obrigações quanto ao empregado.

2 – Ser contribuinte do INSS como trabalhador autônomo, e com isso ter estar coberta com todos os direitos da Previdência Social:
  • Aposentadoria por Idade deve que ter 15 anos de contribuição no mínimo;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Auxilio Doença;
  • Auxilio Reclusão;
  • Pensão por Morte;
  • Pensão Especial (Talidomida).

A Diarista tem atualmente duas opções para contribuir para a Previdência Social:
  • Alíquota de 20%, sobre qualquer valor, sendo o mínimo o Salário Mínimo Federal, hoje de R$ 622,00. Neste caso, ela tem direito a todos os benefícios acima.

  • Alíquota de 11%, neste caso é somente sobre o Salário Mínimo Federal, e não tem direito a Aposentadoria por Tempo de Serviço, que no caso da mulher é de 30 anos, e no caso do ano é de 35 anos.
  • Estamos hoje com a Campanha “Diarista seja uma Contribuinte Facultativa”, cuja alíquota é de 5%, conforme quadro abaixo, e é legal. Mais detalhes.
 Por: Nelson D'Souza

Fernando Collor gastou R$27.900 de combustível em janeiro


     Janeiro é um mês morto no Congresso. Morto porque não há trabalho parlamentar, porque nem o setor de protocolo funciona para registrar eventuais demandas dos gabinetes. E também porque os senadores, em sua esmagadora maioria, estão de férias, longe de Brasília. Assim, sem expediente, seria natural que os nobres parlamentares gastassem pouco ou quase nada em janeiro. Quarenta dos 81 senadores, por exemplo, não tocaram na verba indenizatória a que têm direito. Outros mandaram ver. Neste ranking, Fernando Collor, foi o campeão. Gastou R$: 30.800, sendo R$: 27.900 só em combustível. A assessoria de Collor garante que ele trabalhou bastante em janeiro. As informações são da Coluna Radar, da Revista Veja.
   fonte: acordacidade.com.br

Universidade e empresa vão atuar na geração de energia limpa








     Rio de Janeiro - A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a empresa alemã de projetos de energia eólica e solar Fuhrländer vão desenvolver um aerogerador que fornecerá energia elétrica a cerca de 40 mil pessoas, além de um curso de extensão em energias renováveis para profissionais da área.
     O convênio firmado no início do mês prevê também a construção de dois laboratórios na fazenda da UFF em Iguaba Grande, na Região dos Lagos: um vai abrigar o aerogerador e o outro terá cinco módulos para captação de energia que serão instalados nos tetos de prédios da universidade, nos municípios de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Búzios e Niterói. Cada módulo contará com um aerogerador e uma estação anemométrica (que verifica os ventos e a temperatura).
     O professor de engenharia elétrica Geraldo Tavares e gerente do Laboratório de Energias e Ventos da UFF explicou que o Brasil carece de profissionais nessa área e faltam pesquisas sobre as especificidades do país em matéria de vento e de energias renováveis não poluentes.
“É uma oportunidade para o Brasil aproveitar a qualidade de seus ventos, que têm uma velocidade de 8,5 metros por segundo. A gente vai transferir parte dos cursos da Academia Fuhrländer de maneira adaptada às condições do Brasil. Além disso, teremos um laboratório em escala real não só para treinar pessoal, mas também para fazer pesquisas na área, principalmente, na de qualidade de energia, de desempenho de aerogeradores.”
     Geraldo explicou que a maioria dos aerogeradores fabricados atualmente tem um sistema de controle otimizado aos maiores mercados desse setor, em países com padrões de vento diferentes dos ocorridos aqui. “Se conseguirmos otimizar esse sistema de controle para os nossos ventos, podemos ter um aumento na produção de energia de 5%, o que é uma quantidade muito grande.”
     A Fuhrländer é uma empresa alemã que fabrica peças para torres de energia eólica. A Academia Fuhrländer é a universidade cooperativa da empresa e recebe financiamento do governo alemão. Além de treinar profissionais na Alemanha, a academia promove parcerias para a expansão de conhecimentos e formação de profissionais especializados na implantação e no fornecimento de energia eólica e solar.

fonte:http://exame.abril.com.br/

Os 5 Ss da Administração Japonesa






          “5S” é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
          A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:

- SEITON: Significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.

- SEIRI: Se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.

- SEISO: significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.

- SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

- SHITSUKE: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
           Parece bem simples, mas na verdade os 5S são baseados na filosofia japonesa do Bushido (lê-se bushidô). Um código de princípios morais não escritos, mas que foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resumem em disciplina e harmonia.
           Durante a década de 60 e 70 os japoneses passaram pela fase de reestruturação do pós-guerra e desenvolvimento acelerado de suas indústrias. Foi nesta fase que começaram a se desenvolver os conceitos de qualidade aplicada aos processos produtivos e, a filosofia dos 5S se espalhou pelo mundo dando origem a novas metodologias (“housekeeping”, por exemplo).



Fontes
http://www.infobibos.com
http://www.5s.com.br
http://www.anvisa.gov.br
http://www.infoescola.com

sábado, fevereiro 11, 2012

Já escolheu sua área de atuação?



 Aqui vai nosso guia para auxilia-lo em sua escolha.



Administração de empresas:
Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva:
Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira:
Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira:
Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar:
Gerenciar hospitais, prontos socorros e empresas de convênio médico ou seguro saúde.
Administração de produção:
Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública:
Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos:
Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração rural:
Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor:
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria:
Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio exterior:
Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria:
Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo:
Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental:
Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade:
Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística:
Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing:
Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem:
Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação:
Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Kodak planeja parar de fabricar câmeras digitais para cortar custos


 
 
A Eastman Kodak planeja parar de fabricar câmeras digitais, filmadoras de bolso e porta-retratos digitais no primeiro semestre de 2012 para cortar custos. A companhia anunciou hoje, dia 9, a suspensão do seu braço de negócio voltado para este mercado e tentará expandir o programa de licenciamento de marcas, segundo a Reuters. Com a decisão, a Kodak terá um encargo de aproximadamente US$ 30 milhões e espera gerar uma economia operacional superior a US$ 100 milhões por ano.
Apesar da saída do mercado de câmeras, a empresa continuará a investir no setor de impressão de fotos e honrar todas as garantias de produtos relacionados, além de fornecer suporte técnico e serviços para toda a linha descontinuada. Segundo a empresa, a estratégia focará em melhorar as margens do seu negócio com redução do portfólio, presença geográfica e lojas de varejo, que já somam mais de 100 mil unidades em todo o mundo.
Outra aposta da empresa é o pedido de impressão de fotos pela internet, a Kodak Gallery, e seu aplicativo de revelação pelo Facebook, além da venda de impressoras a jato de tinta. A ação faz parte do processo de reestruturação da empresa, que declarou moratória no dia 19 de janeiro atingida por uma dívida que chega aos US$ 6,8 bilhões, enquanto seus ativos somam US$ 5,1 bilhões.
                                                                                                                       


                                                                                                                                      Fonte: Letícia Alasse, do Mundo do Marketing