quarta-feira, março 27, 2013

Projeto Social Alagoano Vence Gincana Comunitária Nacional


 


Projeto Lendo, vendo e escrevendo um futuro.



          O projeto visa à ampliação do Acervo pedagógico da instituição parceira,
Creche Santo Antônio e a criação de uma videoteca na instituição, onde a mesma possa atingir não só as crianças, mas também jovens e os pais dessas crianças com
um projeto de incentivo e iniciação da leitura, métodos de reaproveitamento de matérias orgânicos e exibição de vídeos educacionais sobre o meio ambiente.

          As  jovens Adriana Maria, Cryslaine Meira e Josefa Maria, desenvolvedoras do  Projeto alagoano Lendo, Vendo e Escrevendo embarcaram para  São Paulo no dia  16/03/2013 defender o projeto junto aos 18 projetos finalistas, onde só seriam escolhidos seis projetos para o prêmio de R$ 10 mil reais, para ser aplicado junto ao projeto na comunidade. 

          A primeira etapa com os jurados, os finalistas tinham 5 minutos pra
defender projeto, e dia 19/03 foi à apresentação com todos os gerentes das lojas C&A (Empresa que patrocina promove entres seus colaboradores essa responsabilidade social), incluído os diretores/ sócios e convidados.
         Cada gerente indicou três projetos para o prêmio – votação que se somou à seleção realizada por uma equipe técnica formada  pelo Instituto C&A, onde o tempo caiu para 3 minutos para apresentar o mesmo. Todos os voluntários destaques das lojas C&A do Brasil estavam à espera do resultado final, quais seriam os seis projetos vencedores. O resultado da Gincana era o momento mais aguardado do
encontro. E por fim foram anunciados os vencedores da Gincana Comunitária 2012:

Aracaju  (AJR, AJU e AJC)
Belém  (BEC)
Belo Horizonte (BHZ, BHC, IPS, BHS, BHM, BVB, BHB e BHD)
MACEIÓ  (MCO, MCC e MCP),
Porto Alegre (PAC, PAS, PAB, PBS, PWA, CNS, PEL, HAM, CXS)
Teresina (TEC).

Adriana Maria
Parabéns a todos os vencedores, e um parabéns todo especial da equipe Administradores em Foco a nossa amiga que acompanha nosso trabalho, uma das responsáveis pelo projeto alagoano. 

                                            Bacharelanda em Administração de Empresas
                                                                          Adriana Maria






Por: Nelson D'Souza

sábado, março 23, 2013

Acadêmico - O MONSTRO DO TCC

            Muitos alunos quando chegam ao último período da graduação começam a se descabelar sobre o que fará no Trabalho de Conclusão de Curso, ou como costumamos chamar “TCC”.  Aqui irei salientar algumas situações que ocorrem – e que não deveria ocorrer – no comportamento de muitos alunos, e isto serve tanto para graduação quanto para pós-graduação.

            O trabalho de conclusão não é mais um trabalho da Faculdade, ele é a sua ideia colocada no papel e defendida diante de uma banca de examinadora. Portanto ele deve ser construído com seriedade e muita disciplina.

            Além das normas da língua portuguesa, da ABNT, da instituição de ensino e do perfil de seu orientador, você precisa entender o fundamental: Você é quem irá construir o seu trabalho, portanto atente para o tempo de construção que levará no mínimo 03 meses intenso de trabalho.

            É comum encontrarmos na literatura sobre TCC, muitas e importantes orientações para que o orientando possa transcorrer com presteza a sua ideia. Aqui eu ressalto duas situações que são – em minha opinião – muito importantes: Os fatores internos e externos do individuo, que são resumidamente os seguintes: Internos> capacidade de entendimento e compreensão sobre o assunto abordado, a importância sobre o levantamento do assunto abordado e sua relevância para a sociedade e o meio acadêmico; Externos> Disponibilidade de tempo para pesquisa, possíveis consultas a especialista, entre outros.  Assim atente para as dicas abaixo:


  1.       O ideal é que você comece a ler sobre assuntos que lhe chamam a atenção e que você tem afinidade ainda no terceiro período da Graduação ou nos primeiros três meses da Pós-graduação
  2.     O assunto que você vai abordar precisa ser de internalizado por você;
  3.    Se for fazer em dupla, a ideia precisa ser pensada pelos dois e não só por um;
  4.    Nunca deixe para depois qualquer levantamento de informação sobre seu trabalho; 
  5.       Deve-se mostrar – dentro das regras do TCC – qual o problema a ser investigado e qual a sua possível solução;
  6.    Lembre-se: o orientador não vai fazer o trabalho por você, ele vai tratar de “organizar” suas ideias;
  7.      Procure ser original na criação de seu trabalho. Busque falar sobre assuntos que ainda não foram abordados. A originalidade encanta o orientador;
  8.      Não existe orientador “bom” ou “ruim”, existe aluno esforçado e aluno preguiçoso;
  9.      Não se limite a número de páginas em seu trabalho. Cada instituição tem suas regras para esta construção, mas não se deve ficar limitado à paginação mínima;
  10. .  Não se limite apenas à pesquisa bibliográfica, procure inserir em seu trabalho outros tipos de pesquisa como: pesquisa de campo, pesquisa documental, entre outras; isto deixará o trabalho com uma maior qualificação;


        Bom, estas são dicas preciosas para você começar a formatar a suas ideias, pois o tempo é o único recurso dentro da construção de um TCC que não pode ser reutilizado. Existe todo um acervo didático ensinando em como construir e fazer de seu trabalho um sucesso não só na nota, mas que sirva de pesquisa para outros alunos.
            Desejo sucesso a você que está na fase da construção de sua ideia, que trilhe pela busca da originalidade e que ele possa ser utilizado por outros alunos como referencia bibliográfica no futuro. Quem sabe?!



Sucessos!!       

José Senivaldo Liberato

É Administrador de Empresas, Professor Universitário, Palestrante Motivacional, Assessor Técnico do Conselho de Administração do Estado de Alagoas – CRA-AL e Diretor do Sindicato de Administradores do Estado de Alagoas.


quinta-feira, março 21, 2013

Rede de postos Ipiranga terá que se explicar ao CONAR

O Motivo é um dos famosos comerciais da rede, que segundo o Conselho faz apologia ao trabalho infantil


           Há algum tempo, a rede de postos Ipiranga, vem usando comerciais que de forma cômica, demonstram a variedade que existe em suas lojas de coveniência. A propaganda é composta por um um senhor de aparência simpatica e um motorista que sempre pede informações sobre os mais variados contextos, que sempre ouve "Lá no posto Ipiranga" e se finaliza com o famoso bordão "Melhor perguntar lá no Posto Ipiranga". Esses divertidos dialogos, já geraram diversos prêmios publicitarios para a marca, além de se tornar uma escpecie de simbolo para a empresa. Porém, sua ultima campanha tem gerado certos constragimentos...
           Recentemente, a rede foi denunciada ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por fazer apologia ao trabalho infantil em seu ultimo comercial. Nele, o motorista faz as mesmas perguntas, só que dessa vez, quem responde é um garoto que aparenta estar ajudando ao seu pai, a confeccionar cestas artesanais. De acordo com a reclamação feita ao Conar, "no momento em que a propaganda demonstra uma criança realizando uma atividade produtiva, artesanal, tal como um adulto, é estimulada a cultura da banalização, estimulando a ideia de que a criança pode trabalhar".
          Os filmes são produzidos pela Talent, e são dirigidos pelo famoso diretor Fernando Meireles, Veja a Propaganda abaixo:


 


No que isso vai dar? Não sei, melhor perguntar lá no posto Ipiranga ;)

                                                                                                                 Por: Rai Felipe Remígio 






terça-feira, março 05, 2013

Volkswagen usa Memes em campanhas publicitárias


Longe do seu auge, o Harlem shake é um "meme" que já dura semanas com milhares de videos no Youtube (Inclusive o próprio site faz sua "dancinha", ao se pesquisar "do the harlem shake" e esperar alguns segundos), porém já é considerado algo do "passado" por alguns internautas e pessoas da midia.

A Volkswagen, ciente de que o bonde já passou, resolveu usar o meme em um comercial em Dubai, mas não do jeito que se espera. Não devemos nos enganar, é claro, pois a marca também quer viralizar. Duvido que isso aconteça, mas a sacadinha veio em boa hora.


Enquanto isso no Brasil, a marca usa o já consagrado meme "Mussum", (além de piadas do Led Zepellin e baratinha policial), tudo isso para lançar o Fusca 2013. Vale conferir!

 


                                                                                                        Por Raí Felipe Remígio